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  • Foto do escritorFaby Alves

método e abordagem

Atualizado: 13 de jun. de 2023

Dia desses nos Stories do Instagram falei sobre a diferença entre abordagem e método, se você quiser inclusive, deixei salvo nos destaques.


Tá mas porquê esse assunto logo agora? Bom senti essa necessidade depois de ver tanta gente falando Método Fulana, Método Ultra Power Ciclano, em toda e qualquer área de serviços.

Quer saber o pior? A tal metodologia nada mais era do que um compilado de coisas que já existem, mas que colocando um nome diferente daria talvez mais “credibilidade” para o profissional.

Ok, pode ser que ele não saiba a diferença entre ter um método e uma abordagem, e é por isso que resolvi entrar na polêmica.


Vamos lá, método não se constrói de um nada, estamos falando de anos de estudo, pesquisas, validação e não é um compilado de coisas que existem com um nome diferente.

Método é o procedimento, técnica ou meio de se fazer algo, é um processo organizado.


Ter uma metodologia é importante para sistematizar nosso conhecimento, ele permite explicar para as minhas clientes por exemplo o meu raciocínio.



E a abordagem?


A abordagem é a maneira de se fazer algo, é a interpretação da metodologia, é onde colocamos nosso estilo de trabalhar, nosso temperinho.



Inicialmente eu aprendi a metodologia conhecida como 7 estilos universais, porém não me identifiquei com ela, na verdade ela não me convencia e ainda não me convence, foi aí que fui apresentada à Carol Garcia por minha amiga Luana Pessoa.


A Carol é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e desenvolveu uma metodologia chamada STYLETELLING®.

Para explicar esse método irei colocar aqui um trecho do site da Carol, nada melhor do que a dona do rolê explicar não é mesmo?



“É uma metodologia desenvolvida por mim, Carol Garcia, e fundamentada na Semiótica Visual.

Essa metodologia entende estilo como uma narrativa visual, uma forma de comunicação não-verbal e tem como objetivo fornecer embasamento teórico (com aplicação prática) para traduzir conceitos abstratos em algo concreto, a roupa.

Sem categorias e fórmulas prontas, entendendo cada pessoa como dona de um estilo único.

Por que lemos uma jaqueta de couro como carregando um certo ar de rebeldia? Por que o blazer inspira seriedade? Isso vale para todos os cenários? Ou podemos entender sentidos diferentes dependendo do contexto? Afinal, de que maneira construímos essas narrativas visuais?



Mais do que reproduzir conceitos (por vezes até defasados), a metodologia STYLETELLING se interessa buscar os porquês, entender de onde surgiram e como.

São essas, entre tantas outras perguntas, que a metodologia STYLETELLING irá responder.”


Bom dizer que eu tenho total confiança e amor à essa metodologia, eu realmente vesti a camisa pois faz total sentido dentro das minhas crenças e valores.


Agora sobre a abordagem, essa é comigo mesmo, vem carregada daquilo que eu sou, que acredito e vivencio em minha vida.



Deu para compreender a dimensão da importância de você saber sobre a metodologia e abordagem do profissional que você vai contratar?

Elas irão interferir diretamente no resultado daquilo que você busca.

Sendo assim, procure antes saber quais são as coisas que você não abre mão, o profissional deve estar alinhado com quem você é, tem que rolar o match!

O preço do serviço é importante, mas o valor dele com certeza é muito mais.


Você já contratou algum serviço que não se alinhou com as suas expectativas? Conta aqui para mim!




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