Black Friday: como gastar de maneira consciente
- Faby Alves
- 22 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
O mercado já está aquecido, e podemos ver anúncios e promessas de que a Black Friday terá diversos produtos com desconto.

A bem da verdade é que aqui no Brasil, não é somente última sexta feira de novembro que os descontos acontecem, já podemos ver termos como “Black November”, garantindo o mês todo de desconto. Mas será que tem um bom desconto mesmo?
Obviamente tem ofertas que de fato valem a pena, e se você já estava pensando em comprar, é melhor aguardar e tentar a compra na sexta dia 29/11, mas e se a compra não estava nos planos? Aí que mora o perigo.
Para um consumo mais consciente, e não ter artigos aí parado na sua casa, é bom fazer um planejamento e não se deslumbrar com as promessas de descontos.
Eu costumo dizer para minhas clientes que “roupa cara, é roupa parada e esquecida dentro do guarda roupa!”, então não adianta ter pagado pouco se ela esta encostada lá no fundinho do armário.
Bom, mas caso você queira comprar alguma roupa, acessórios, calçados, a black Friday pode ser uma boa opção e inclusive para já adiantar alguns presentes de final de ano, sendo assim resolvi trazer dicas para vocês não gastarem mais do que gostariam e também para que não sejam ludibriados por falsas promessas de descontos inexistentes.
1) Faça uma lista daquilo que precisa antes de olhar na internet ou nas lojas
Anotar as necessidades antes é importantíssimo para não cair na cilada da compra daquilo que parecia inocente, mas aumenta bastante os gastos. Quem nunca falou: “nossa eu precisava disso”.
2) Depois de fazer as anotações, inicie a pesquisa dos preços anteriores a Black Friday
Agora que já sabe o que precisa, comece a pesquisar na internet o valor hoje dos artigos que você precisa (e olha não estou falando apenas de moda, as dicas se aplicam a qualquer compra). Tem alguns sites que fazem o monitoramento dos valores de alguns artigos na internet, principalmente eletrônicos, assim você consegue ter uma ideia mais assertiva a respeito da variação de preço. Anote os valores mínimos, máximos e o valor que está no momento da pesquisa.
3) Decidindo se irá comprar ou não
Agora que você já sabe o que quer, e também tem uma expectativa em cima do valor, é só esperar dia 25/11 e olhar como estarão os preços.
4) Dica extra de PRATA
Cuidado com os descontos progressivos, eles são excelentes, mas somente se você realmente quiser mais que uma peça! Lembre da sua lista, se fizer sentido para você, se jogue no desconto progressivo e aproveite as peças que você já desejava com um preçinho bacana!
5) Dica extra de OURO
Uma opção inteligente é aproveitar os locais que tem desconto progressivo, para comprar os presentes de natal na mesma loja! Assim aproveita o desconto, e já garante o presente da família.
Seguindo essas dicas você vai extrair o melhor da Black Friday, e seu bolso com certeza irá agradecer, afinal de contas, final e inicio de ano é uma época que nossos gastos naturalmente aumentam, e economizar é sempre uma boa ideia.
Comments